quinta-feira, 22 de outubro de 2009

XII TCHENCONTRO REGIONAL DA JUVENTUDE GAÚCHA

Numa promoção da 1ª Prenda Juvenil da 3ª RT, Ana Mª. Becker Teixeira, foi realizado no dia 11 de Outubro, a 12ª edição do TCHÊNCONTRO REGIONAL DA JUVENTUDE GAÚCHA, junto a sede do CTG Passo do Ijuí, da cidade de Entre-Ijuís.

Participaram do evento cerca de 300 tradicionalistas e visitantes, sendo que oito entidades integrantes da 3ª RT apresentaram trabalhos em forma de teatro e documentários, versando sobre o tema “Mitos e Lendas” dando ênfase no Folclore como Ferramenta de Inclusão Social.

Na parte da manhã, após o credenciamento e a abertura oficial, iniciou-se uma palestra com a renomada folclorista Paula Simon Ribeiro, da cidade de Porto Alegre, a qual proferiu uma brilhante palestra sobre os mitos e lendas do RS. Na ocasião também contamos com a participação do professor universitário Mário Simon.

Na parte da tarde foram realizadas as apresentações dos trabalhos inscritos, os quais foram avaliados pela seguinte comissão avaliadora: Valter Nunes Portalete, Darlan Marchi e Lucélio Fortes, sendo que os resultados foram os seguintes:

1º Lugar: CTG Querência Crioula – Giruá, média 89,60

2º Lugar: CTG Passo do Ijuí – Entre-Ijuís, média 86,90

3º Lugar: CTG Sepé Tiaraju – Santa Rosa, média 83,80

4º Lugar CTG CFTG Farroupilha – São Borja, média 78,50

5º Lugar: CTG Galpão de Estância – São Luiz Gonzaga, média 76,66

6º Lugar CTG Tropilha Crioula – São Borja, média 75,66

7º Lugar PTG João Manoel – São Borja, média 64,33

8º Lugar CN Boitatá – São Borja, média 62,83

O objetivo do evento foi promover e difundir a cultura local e a inclusão social, demonstrando, de forma criativa a possibilidade do uso do folclore nas atividades culturais e de inclusão social; Identificar e resgatar aspectos importantes do folclore regional, especificamente através de mitos e lendas do povo gaúcho; Salientar a importância do Movimento Tradicionalista Gaúcho para esse fim e mapear ações e formas de inclusão social.

Lucas Vieira

Departamento de Comunicadores da Cultura Gaúcha

Nenhum comentário: