sábado, 28 de novembro de 2009

ACAMPAMENTO REGIONAL DA JUVENTUDE GAÚCHA






O ACAMPAMENTO REGIONAL DA JUVENTUDE GAÚCHA é um evento coordenado pelo Departamento Jovem de nossa região, através dos jovens Cesar Felipin e Mirela Ferreira.

Neste ano o evento realizou-se no Parque de Exposições da Fenamilho, iniciando-se no dia 21, a partir das 18 horas, oportunidade em que foram montados os QGs das equipes participantes, sendo elas das seguintes entidades: CTG Querência Crioula, Giruá, GTF Cel. Aparício Borges, Santo Ângelo, CTG Passo do Ijuí, Entre-Ijuís, CFTG Farroupilha, São Borja, DN Carlos Bastos do Prado, São Luiz Gonzaga, CTG Sepé Tiarajú, Santa Rosa, CTG Tropilha Crioula, São Borja e PTG João Manoel, São Borja, estas oito entidades organizaram suas equipes, reunindo no evento em torno de 400 jovens e na oportunidade realizaram diversas tarefas como: Ornamentação do quartel general com o tema ”Os Farroupilhas e suas façanhas”, Grito de Guerra, elaboração de poema com o tema da semana farroupilha (tema apresentado na hora) nós de lenços e seus significado e cores, telefone sem fio com palavras do dicionário gaúcho, formação de frases sobre temas gaúchos através de silabas sorteadas, apresentação de danças tradicionais através de pares trocados (peão vestido de prenda e prenda vestido de peão), costura, onde os peões dos pares trocados pregaram botões, sapateio, onde a prenda do par trocado apresentava o sapateio, morto vivo, para prendas mirins, dentes de leite, piá e piazitos, dentre outras.

O CTG passo do Ijuí participou com a equipe Sentinelas do Passo, com 33 componentes, conquistando pelo quarto ano consecutivo o 1º lugar do Acampamento. Ficando em 2º lugar o CTG Querência Crioula de Giruá e em 3º Lugar o GTF Cel. Aparício Borges de Santo Ângelo.

Registramos a mensagem deixada pelo Coordenador Cultural da 3ª RT, Valter Portalete aos jovens que participaram dos eventos neste final de semana.

Hoje quero dizer: PARABÉNS. Parabéns aos jovens tradicionalistas que se envolveram na concepção, organização e realização dos eventos deste final de semana em Santo Ângelo. Parabéns aos que pensaram nos programas; aos que planejaram atividades; aos que recepcionaram; aos que carregaram mesas e cadeiras, aos que aplaudiram e, principalmente, a todos que entenderam os propósitos de eventos iguais a estes: Seminários, encontros, acampamentos, etc.... Por isso ainda estamos envolvidos voluntariamente ao movimento tradicionalista. Por isso ainda defendemos nossa cultura. Alguns disseram que a chuva atrapalhou. Acredito que não. A chuva foi apenas um teste para dignificar ainda mais a força e a vontade de pais, filhos, parentes e amigos que estiveram no parque da Fenamilho confraternizando. Vocês estão de parabéns. É gratificante trabalhar ao lado de jovens cidadãos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei o que foi postado ficou muito legal,sófaltou o evento dos pequenos, se quiser postar eu te envio as foto.

Tanise

Mirela Ferreira disse...

Como organizadora do Acampamento venho até nosso blog agradecar a todos vocês que fizeram o evento acontecer: coordenadoria, pais, departamentos, jovens, e principalmente agradeço aos MEUS QUERIDOS COLEGAS DE PRENDADO REGIONAL pela participação do POROQUÊ NOME?
Adoro Vocês!!!
Mil beijos a todos!!!

Anônimo disse...

oi! Parabéns pela reportagem do acampamento, Seminário de Prendas e Peões e também do Encontro de Prendas e Mirim e Piás. Pena que esqueceu de falar do encontro hitórico de Santo Angelo, o Primeiro Encontro Dente de Leite e Piazitos que foi um sucesso. Parece que eles são esquecidos por vcs.
bjs