terça-feira, 7 de dezembro de 2010

X ACAMPAMENTO REGIONAL DA JUVENTUDE GAÚCHA





No final de semana (4 e 5/10) o PTG João Manoel da cidade de São Borja sediou a 10ª edição do Acampamento Regional da Juventude Gaúcha. O evento é uma realização do Departamento Jovem da 3ª RT apoiado pelo Departamento Cultural e Coordenadoria Regional. Participaram dessa edição 7 equipes de entidades da região:
"Os Farroupilhas" - CFTG Farroupilha - São Borja
"Colônia Santa Rosa" - CTG Sepé Tiaraju - Santa Rosa
"Sentinelas do Passo" - CTG Passo do Ijuí - Entre Ijuís
"Os Jerivás" - CTG Querência Crioula - Giruá
"Tia Júlia" - PTG João Manoel - São Borja
"Barrancas do Rio Uruguai" - CN Boitatá - São Borja
"Ala Pucha Tia Picucha, é dura a vida no campo" - DN Carlos Bastos do Prado - São Luiz Gonzaga
Alem destas, participaram ainda os peões e prendas regionais, apenas como forma de descontração, sem concorrer com as demais equipes, sob o nome de "Os Xaraxaxás".
Essas equipes realizaram provas voltadas ao tradicionalismo gaucho e ao tema do Acampamento como: decorar seu acampamento da maneira que achar mais adequada e que melhor represente a vida no campo, arrecadar roupas, alimentos ou brinquedos para doar para uma entidade assistencial de seu município preparar uma apresentação artística, trazer uma ex-prenda ou ex-peão regional ou estadual para falar da sua vivência dentro do tradicionalismo e da importância do Jovem para o Tradicionalismo, pregar botão, dançar, compor poesia, mímica com ditados gaúchos, assovio e desenho de musicas gaúchas, bodoque, grito de guerra e outros.
O evento contou com a presença das prendas e peões do RS, Cristiane Maria Muller - 3ª Prenda do RS, Eduardo Corbeline - Peão Farroupilha do RS e Lucas Vieira - Peão Destaque Artístico e Cultural do RS e foi coordenado pelas prendas Débora Fabris e Ana Maria Becker Teixeira e o peão Gustavo Leal de Mello, diretores do Dpto Jovem da 3ª RT.
Ao final do dia 5 foram anunciados os vencedores desta edição, os quais receberam troféus das mãos do Coordenador Regional Cesar Medeiros de Farias.
3º - "Colônia Santa Rosa" - CTG Sepé Tiaraju - Santa Rosa - 171,42
2º - "Os Jerivás" - CTG Querência Crioula - Giruá - 175,69
1º - "Sentinelas do Passo" - CTG Passo do Ijuí - Entre Ijuís - 217,07

A coordenadoria regional, em nome do Dpto Cultural e Jovem, agradece a todos aqueles que auxiliaram neste evento, principalmente ao patrão do PTG João Manoel, Major Francisco Silva da Costa Neto e ainda parabeniza as equipes vencedoras e participantes do evento.

Lucas Vieira
Departamento Regional de Comunicadores da Cultura Gaúcha

Nenhum comentário: